quinta-feira, 22 de maio de 2014

Periodontite!

Boa tarde caros leitores! Gostaria de informar a demora para escrever um novo post, estou em período de prova na faculdade!! Mas vamos lá.
O tema que irei abordar hoje é sobre a periodontite.
Periodontite é um agravo de uma gengivite que não foi cuidada, com essa inflamação é possível que o paciente tenha perda de estrutura óssea, mau hálito, sangramentos na gengiva, acúmulo de tártaro e até a perda dos dentes, em um estágio mais agravado da doença!
O importante é procurar um profissional para que possa tratá-lo antes que a doença se agrave!
A periodontite possui 3 estágios de agravamento:

Básica: Neste estágio, a doença periodontal começa a ter sintomas como vermelhidão da gengiva, mau hálito devido aos linfócitos que ficam na boca e leves sangramentos.

Moderada: Aqui a doença começa a causar perda de estrutura óssea o que causará o amolecimento dos dentes. Sangramentos mais freqüentes acontecem além do mau hálito e calcificação de tártaros.

Avançada: Esse é o estágio final da doença periodontal. É aqui que os dentes começam a cair, causando perda de estrutura óssea considerável, sangramentos freqüentes, mau hálito além da formação de bolsas que são em sua maioria infecções.
Cuide muito bem de sua saúde bucal, ela é importante.. Qualquer dúvida, procure o seu dentista!

Por hoje é só pessoal! Muito obrigado pela atenção e até a próxima...

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Gengivite, o que é e como tratar.

Bom dia pessoal!! Tudo bem? Que esta semana seja agradável a todos!!
Hoje, falarei da gengivite.. Alguém saberia me dizer o que é?
Bem, a gengivite é uma inflamação da gengiva, ocasionada pelo acúmulo de biofilme (placa bacteriana) que não foi removido corretamente durante a escovação. Os principais sinais que essa inflamação passa para nós é o sangramento da gengiva, vermelhidão da gengiva, sensibilidade e mau hálito. Gengiva saudável não sangra hein pessoal! Cuidado.
Apesar da gengivite ser um estágio inicial de inflamação gengival, ela deve ser tratada o quanto antes para que não torne uma doença, chamada de periodontite, que é o acúmulo de tártaro, a calcificação nos dentes. Falarei de periodontite mais pra frente.
Para evitar a gengivite, basicamente precisa-se:
Escovar os dentes a cada refeição, eliminando qualquer resíduo que possa ficar entre os dentes;
Possui uma alimentação equilibrada para manter a nutrição do organismo também é importante, e claro, sempre visitar o seu dentista. Ele te orientará de quaisquer riscos que você possa ter caso não cuide de sua saúde bucal. Gostou do post? Comente, dê sua opinião, sugestão, reclamação... Estou disposto a ouvir... Dúvidas também podem perguntar!!
Muito obrigado pela atenção e boa semana!


domingo, 18 de maio de 2014

Você sabe o que é a Cárie?

Olá leitores, tudo bem com vocês? Fico feliz por terem voltado!
Um problema que afeta grande parte da população mundial é a cárie! Sem dúvidas, em algum momento de sua vida você já teve esse tipo de problema, que diagnosticado com antecedência, seu tratamento é rápido, "fácil" e barato.
Vamos ao que interessa. Amigos, a cárie é uma bactéria que desmineraliza o dente. Isso significa que ocorre a ação de ácidos, em especial o ácido lático, que provém da fermentação bacteriana dos carboidratos que consumimos, em especial a sacarose. Doces, balas, chocolates não são proibidos, porém seu consumo excessivo deve ser evitado devido o açúcar presente nesses alimentos, consuma com moderação e sempre escove os dentes. A cárie quando não tratada, vai se agravando até se tornar um canal onde você sentirá dor e deverá tratar em caráter de urgência, pois um canal não tratado, além da dor que você vai sentir, será necessário a extração desse dente, o que prejudicará sua mastigação, estética e outros problemas que só serão solucionados com o uso de um elemento protético ou de um implante (mais viável caso essa opção seja necessária).
Ou seja, uma pequena sensibilidade que você sentia no dente e dizia que não era nada, pode ocasionar a perda do dente, gerar custos mais elevados para recuperar o seu sorriso, que é muito importante. Portanto amigos leitores, não deixei de consultar seu dentista. Ele fará o melhor para manter sua boca sempre saudável. Espero que tenha ajudado.

sábado, 17 de maio de 2014

Qual a importância da saúde bucal?

Olá leitores, tudo bem com vocês? Espero que sim.
Hoje vou falar um pouco sobre a importância da saúde bucal. Ela deve estar em constante harmonia com o restante do corpo. Nossa boca é porta de entrada de tudo, consequentemente de fungos e bactérias.
Para que você e sua família tenha uma higienização correta em casa, será necessário:
1 escova dental para cada pessoa
1 dentifrício (Pasta dental)
1 Fio dental
1 Colutório bucal (Enxaguante bucal)
Aconselho a iniciar pelo fio dental, como eu geralmente faço. Você vai precisar de um pedaço do fio dental (cerca de 40 centímetros), deverá enrolar parte dele em seu dedo médio, deixando um espaço entre os dedos (espaço que você vai usar para higienizar seus dentes). Para usá-lo, será necessário deslizá-lo entre os dentes, sempre com cuidado para que não machuque a gengiva. Fará esse movimento em todos os dentes.
Feito isso, é a hora de usar a escova.
Para a escovação, ao contrário do que vemos em comerciais e propagandas, a quantidade necessária de pasta dental equivale a um grão de ervilha (isso mesmo, pouca coisa). Existe uma forma correta de escovar os dentes Wagner?
Sim, existem várias técnicas para a escovação correta. As mais utilizadas são:

Técnica de Fones:
Essa técnica tem como objetivo remover os biofilmes (placas bacterianas).
Deve-se usar a escova em movimentos circulares em todos os dentes.

Técnica de Stillman:
Essa técnica visa massagear a gengiva para que evite inflamações gengivais.
A escova utilizada deverá ter cerdas macias e ficará posicionada em um ângulo de 45° em relação aos dentes.
Será necessária uma leve pressão, seguida de movimentos vibratórios sempre em direção a gengiva.

Técnica de Scrub:
Essa técnica é indicada para a remoção de biofilme.
A escova com cerdas macias, deverá ser posicionada a 90° em relação a superfície do dente fazendo movimento de esfregação.

Lembre-se de escovar também sua língua e bochecha. 
Ao final do uso do fio dental e da escovação, use um enxaguante bucal de sua preferência, sem álcool e 3 vezes por semana.
Não se esqueça de consultar seu dentista, pelo menos 2 vezes ao ano. Isso é muito importante para manter sempre um sorriso bonito e uma boca saudável.
Muito obrigado pela atenção de todos e até a próxima. :)

Boas Vindas

Boa tarde!
Este é o meu primeiro post.
Sou estudante de odontologia (1° semestre) na cidade de São Paulo, tenho 18 anos e amo a profissão na qual escolhi.
Este blog é destinado a informações e tudo que for relacionado a saúde, com foco na odontologia. Além de informações do curso.
Tentarei sempre ser o mais rápido possível, passar informações claras e objetivas sem que fuja de nossa realidade.
Para mais informações, acompanhe esse blog.
Muito obrigado por ter visto meu blog :)

Cara nova

Convido a todos os leitores para acompanhar um novo blog que substituirá este. Criado em parceria com minha amiga  Thaisa , o  Dicas de um d...